TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Nokia E72 (Parte 03 de 04) Seu Funcionamento e Conclusão do Review | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Nokia E72 (Parte 03 de 04) Seu Funcionamento e Conclusão do Review

Review | Nokia E72 (Parte 03 de 04) Seu Funcionamento e Conclusão do Review

Compartilhe

Agora sim, vamos finalmente ligar o smartphone Nokia E72. Tentar pegar todas as impressões e características do aparelho em pleno funcionamento, e dar a nossa nota final para este produto da Nokia.

Ligando o aparelho, o básico. Todo mundo que tem Nokia já viu esta cena.

Quando com o chip GSM inserido no aparelho, é perguntado ao usuário se quer permanecer com o aparelho no modo offline. A tendência é que você mude para o modo online, mas muitas funções do smartphone funcionam bem no modo offline (as que não funcionaram tão bem: o Maps e os serviços de Ovi Loja, que vai precisar de, pelo menos, conexão WiFi. E fazer e receber chamadas, obviamente).

Logo de cara, o smartphone prepara o usuário para um dos recursos no qual ele se destaca, que é o suporte à e-mails. Uma assistente de configuração é apresentado para que você possa adicionar as contas de e-mail a serem administradas pelo E72.

A interface principal do aparelho segue a mesma de todos os smartphones da Nokia com Symbian S60, contando com os ícones para os principais aplicativos e lista de programas ativos. Tudo muito elegante, e com uma bela resolução de tela. Cores vivas e imagem nítida, para não forçar a vista ao se ler estas informações.

As teclas de atalho permanecem lá, e as teclas para os principais programas do smartphone (menu principal, calendário, contatos e e-mail) estão presentes. Mas o destaque aqui vai para o botão direcional (que é o quadrado, no centro do smartphone). A parte preta dele, além de ter a função de OK (ou confirmar), ele também é um botão direcional sensível ao toque, o que torna a operaçã do aparelho mais agradável (você verá como o botão funciona na prática no vídeo review, que vai ao ar no próximo post).

Tela do menu principal do aparelho, seguindo o padrão Nokia que bem conhecemos. A diferença é que, neste caso, a transição dos menus é feita por uma animação diferenciada (que você vai ver em vídeo), muito agradável. A transição dos menus é rápida, e durante todo o teste, não tive nenhum problema de travamento, mesmo abrindo 4 ou 5 aplicativos simultaneamente no smartphone.

Uma das coisas que mais uso em um smartphone é a função de agenda de compromissos. A dos aparelhos Nokia é uma das melhores, na minha opinião, e no caso do E72, não é diferente. Para quem precisa ter todos os compromissos de forma prática e eficiente, é altamente recomendado.

Seus recursos de internet já estão preparados para que o usuário tenha o básico para começar a navegar: conta com atalhos para YouTube, MySpace e Facebook, além de atalho para a Ovi Store.

Os recursos de mensagens do aparelho são bem completos. SMS, MMS e E-Mail, todos dispostos de forma organizada, com várias opções de personalização, para os iniciantes e para os usuários avançados.

Já disse isso antes: digitar mensagens um pouco mais longas com este aparelho é algo mais prático do que usar o T9. Para quem busca agilidade na hora de postar (e, no meu caso específico, atualizar blog e Twitter com facilidade) é o ideal.

Entretenimento também é necessário. O aparelho conta com rádio FM, que é algo já considerado básico em todo bom aparelho de telefonia móvel.

O gravador de voz, que também é muito funcional para entrevistas, reuniões, aulas de ensino médio e faculdade, e até mesmo para podcasters (cheguei a gravar uma edição de podcast em smartphone).

O menu do RealPlayer, onde você pode ver vídeos que estão salvos no aparelho e vídeos por streaming (infelizmente, não adicionei nenhum vídeo para testar a qualidade de exibição, principalmente no que se refere à sua execução no aparelho).

Tela de aplicativos para escritório, que é mais uma característica que reforça o seu teor corporativo. Também vem com itens básicos para quem busca produtividade: QuickOffice, com funções de leitura e edição, Notas, ZIP, Adobe PDF e até um dicionário, onde você pode baixar mais idiomas, para pesquisar algumas palavras em específico.

Tela principal do QuickOffice, com editor de texto, planilhas eletrônicas e apresentações.

Gerenciador de arquivos, que segue o padrão de navegação de pastas já conhecido dos smartphones Nokia.

O Painel de Controle, excelente para personalizar o aparelho, oferecendo boas possibilidades do usuário deixar o produto com a sua cara.

Mas o grande destaque aqui é o serviço de Mapas, com o Ovi Mapas.

Com o recurso de direcionamento gratuito, o serviço de Mapas se torna realmente precioso neste aparelho, e um pouco mais rápido (na sua execução, e não no apontamento) do que nos outros modelos Nokia que tive contato.

Outro recurso que pode ser útil é a alteração rápida de modos do aparelho, permitindo que o usuário troque rapidamente o do estado de uso profissional para pessoal, podendo personalizar os dois ambientes da forma que mais for conveniente (programas, conectividade, etc).

A notificação de correio de voz fica no canto inferior direito. Pode ser meio estranho localizar este botão aí (e, se você não leu o manual de instruções, vai demorar um pouco para encontrá-lo lá), mas uma vez encontrado, é possível configurar o número do correio de voz e até mesmo remover o atalho da tela.

Por fim, sua câmera de 5 MP.

Como a grande maioria de câmeras de celular e smartphones, ela serve para você queberar o galho e tirar aquela foto quando você não está com a câmera digital de verdade no bolso. E, no caso do E72, ela é levemente inferior à outras câmeras, mesmo tendo o flash LED. Mas isso não chega a ser um grande pecado, pois um aparelho desses tem como forte a produtividade.

Abaixo, um comparativo de qualidade de fotos:


Nokia E72


Câmera Digital Sony Cybershot W-110

Seus recursos de filmagem são bem eficientes, e sua qualidade é aceitável para vídeos a serem postados na internet (você verá isso melhor no próximo post).

Sua câmera frontal, de vídeo chamadas, é de uma resolução bem inferior, e é dedicada basicamente… à vídeo chamadas. Logo, não vale a pena fazer vídeos nela, e tirar fotos pode ser apenas para fazer uma graça por e-mail.


Qualidade da foto da câmera de vídeo chamadas.

Por fim, o veredito que eu dou para o Nokia E72 é: APROVADO. O aparelho é altamente dedicado para os usuários corporativos, que precisam ter conectividade o tempo todo, ter os seus e-mails sempre à mão, com agilidade para respondê-los a qualquer lugar. É um excelente substituto do bem-sucedido Nokia E71, e para bloggers pode ser uma bela mão na roda para postagens rápidas.

Fiquem ligados! No próximo post deste review, você confere vídeos feitos do produto.

Você pode comprar o Nokia E72 aqui, no TargetHD.net
, parcelando em até 12x sem juros!

Clique aqui (ou na imagem abaixo) para mais detalhes.

Veja também:

Review Nokia E72 – Parte 01 – Unboxing e Acessórios
Review Nokia E72 – Parte 02 – Detalhes físicos do Aparelho
Review Nokia E72 – Parte 04 – Review em Vídeo


Compartilhe