TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Review | Samsung Galaxy S4 Mini Duos (GT-I9192) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Review | Samsung Galaxy S4 Mini Duos (GT-I9192)

Review | Samsung Galaxy S4 Mini Duos (GT-I9192)

Compartilhe

galaxy-s4-mini-duos-01

O Samsung Galaxy S4 Mini Duos foi anunciado no mercado brasileiro em julho, mas efetivamente chegou aos principais sites de e-commerce do país do mês de agosto de 2013. O TargetHD.net foi um dos primeiros blogs brasileiros a adquirir o produto, e agora, é um dos primeiros veículos nacionais a publicar um review sobre o mesmo. E nesse post, vou passar as impressões que tive sobre o smartphone, depois de duas semanas de testes.

O modelo chega ao mercado com o objetivo de ser o smartphone de linha média dual-chip definitivo, apresentando a mesma proposta de design e funcionalidades básicas do consagrado Galaxy S4, mas com diversas restrições técnicas. Algo que já era de se esperar, uma vez que não só a Samsung como outros fabricantes de dispositivos móveis decidiram adotar a proposta de oferecer o “mini” não só no tamanho, mas também nas especificações de produto.

Mas essas prerrogativas tornam o Galaxy S4 Mini um produto limitado, ou com uma performance abaixo do esperado? Ou ele ainda pode ser uma boa opção de compra para a maioria dos usuários? É o que vamos tentar descobrir no review a seguir.

Antes de começar… 

Sempre vale aquele aviso para os leitores do blog em relação aos produtos da Samsung que testamos no TargetHD. Como a assessoria de imprensa do fabricante não se prontifica a enviar os produtos para testes, nós buscamos os nossos recursos para adquirir esses produtos e testá-los para vocês. Ao longo do mês de julho, entramos em contato com todas as assessorias dos principais fabricantes de tecnologia no Brasil, e a Samsung Mobile, apesar de dar uma resposta inicial (que foi prontamente respondida por nós), não se comunicou mais, manifestando assim uma certa indisposição em colaborar com os trabalhos do TargetHD.

Logo, esta unidade do Galaxy S4 Mini analisada foi adquirida por nós, utilizando nossos recursos para tal finalidade. Tal observação aumenta a transparência dessa análise, pois o produto que testamos é o mesmo que pode ser adquirido por qualquer cliente brasileiro em um grande e-commerce nacional. É o produto tal e qual você vai receber da loja, caso decida comprá-lo.

Características Físicas

DSC08067

A primeira coisa que chama a atenção no Galaxy S4 Mini é o seu tamanho. Como fiquei quase dois meses com o Galaxy Gran Duos, eu estranhei as dimensões reduzidas do novo smartphone. Mesmo assim, essa sensação fica apenas na primeira impressão. O modelo em suas dimensões é muito próximo em tamanho do antigo RAZR i que eu utilizava no começo do ano, e é um pouco maior do que o iPhone 5, o que resulta em uma empunhadura semelhante em todos os casos citados.

DSC08034

O Galaxy S4 Mini possui uma constituição de materiais semelhante ao que já estamos acostumados a ver nos demais produtos da linha Galaxy. Ou seja, a maior parte do produto em plástico, com detalhes em tons metálicos, que passam a sensação de uma maior segurança.

DSC07975

Porém, a mesma tampa traseira de plástico flexível continua passando a sensação de fragilidade. Esse é um ponto de reclamação de boa parte dos usuários, e um elemento de crítica para aqueles que são contrários aos produtos da Samsung. É algo que a Samsung poderia rever em seus futuros lançamentos, mas como bem vimos no caso do Galaxy S4 Active (que mesmo sendo “um produto seguro”, não é resistente à água como prometido), essa não parece ser a tendência.

DSC07979

Aqui, vale a pena destacar a presença de slots para chips micro SIM, e não SIM cards tradicionais. Ou seja, ao adquirir o smartphone, já considere a possibilidade de trocar os chips junto à operadora, ou até mesmo cortar os chips SIM que você já possui no formato do micro SIM. Existem alguns tutoriais na internet que, se seguidos à risca, funcionam. Porém, o meio mais seguro é comprar um cortador de SIM cards, que pode ser encontrado facilmente em sites como o Mercadolivre. Acredite, eu uso esse cortador mais do que eu mesmo poderia imaginar.

DSC08070

Visualmente, o Galaxy S4 Mini cumpre o seu papel de ser uma versão compacta do Galaxy S4 em quase todos os aspectos. O modelo tem as mesmas curvas, o mesmo posicionamento de seus principais elementos (botões de liga/desliga, volume, microfones, infravermelho, conector para cabo microUSB, conector de fones de ouvido, sensor de câmera e flash), e desse modo, justifica o termo “Mini” de sua proposta.Até a sua câmera frontal e sensores de luminosidade e proximidade estão na mesma posição do modelo maior. A única grande ausência física do S4 Mini está no LED de notificações, algo que, se foi feito para baratear o produto, não deu muito certo (pelo menos no Brasil).

DSC08043

De um modo geral, o S4 Mini é um produto confortável e agradável de se utilizar. Oferece um bom agarre para o uso geral, permite a utilização do sistema com apenas uma das mãos (interagindo com o polegar), e o alto-falantes de chamadas fica muito bem posicionado no ouvido, permitindo que o usuário ouça claramente a pessoa do outro lado da linha. Como o produto tem um tamanho e peso que a maioria das pessoas já estão acostumadas (124.6 x 61.3 x 8.94 mm, e 107 gramas), não deve ter dificuldades em cair no gosto dos usuários.

O modelo não pesa no bolso da calça, é confortável e não causa incômodos em um uso mais prolongado como em atividades de acesso às redes sociais ou jogos. Outro detalhe importante: o recurso de vibração é potente, ou seja, os mais distraídos podem deixar o smartphone em cima da mesa ou dentro do bolso, e mesmo assim vai perceber que alguém está ligando, mesmo em modo silencioso.

DSC07963 DSC07923 DSC08029 DSC08023 DSC08027 DSC07951 DSC07976

Acessórios

Os itens adicionais que acompanham o Galaxy S4 Mini são os mesmos que já conhecemos de outros modelos da linha Galaxy. Logo, nada de muito especial aqui: adaptador para rede elétrica, fones de ouvido do tipo in-ear (com os adaptadores de silicone sobressalentes), cabo USB para transmissão de dados, certificados e manuais.

DSC08020

De novo, vale destacar os fones de ouvido, que são de excelente qualidade, isolando bem o áudio e oferecendo um excelente nível de volume. Em resumo, nada de diferente aqui. Podemos seguir em frente.

DSC08056

Tela

O Samsung Galaxy S4 Mini Duos possui uma tela Super AMOLED de 4.3 polegadas, com resolução de 540 x 960 pixels, e densidade de 256 ppp. Não é uma tela de elevada densidade e resolução, mas é uma tela mais que suficiente para um modelo do seu porte e de suas características. Apenas para comparação: é uma tela com resolução e densidade maior que a do Galaxy S2 (que tem as mesmas 4.3 polegadas, mas com 480 x 800 pixels, e 217 ppp – isso me foi questionado durante os testes).

DSC08060

Com isso, a tela do Galaxy S4 Mini Duos reproduz muito bem os elementos gráficos na tela, tanto da interface TouchWiz como em fotos e vídeos reproduzidos no aparelho. Não se percebem os serrilhados nos ícones e fontes dos nomes dos aplicativos, e todos os elementos reproduzidos possuem uma coloração mais viva, deixando tudo visualmente mais atraente.

DSC08005

Destaco também dois elementos importantes para a interação do usuário com o produto. O primeiro item é a presença da película Corining Gorilla Glass 2, que previne a tela de riscos e trincados. Porém, vale aquela recomendação básica: a presença de uma película Gorilla Glass PREVINE, mas NÃO DEIXA IMUNE em relação à riscos e trincados. É sempre recomendada a utilização de uma película protetora.

DSC08014

O segundo item é o seu touch, que é muito sensível, o que favorece por um lado na usabilidade do sistema. Porém, em outros momentos, se você tem mãos grandes, com um simples esbarrar de lateral da palma da mão na tela, um aplicativo ou menu pode ser acionado de forma involuntária. Não que isso chegue a preocupar, pelo contrário. Com uma tela dessas, a sua precisão é muito elevada, e a interação com a tela é total. Porém, é bom ficar atento. Em alguns momentos, eu bloqueei a tela, e acidentalmente um ou outro aplicativo ficava em primeiro plano na tela.

DSC08000

Outro detalhe que merece destaque é o nível de brilho da tela do smartphone. O seu brilho é elevado o suficiente para exibir os conteúdos da tela de forma clara, até mesmo quando essa tela está exposta ao ar livre. Por outro lado, os ajustes de brilho são relativamente limitados, o que acaba resultando em uma tela mais brilhante, mesmo quando reduzimos o ajuste automático de brilho. E desse modo, a tela pode ser uma das principais responsáveis por um consumo maior na bateria. Mas nada que com alguns ajustes rápidos não possam resolver.

2013-08-14 15.24.492013-08-14 15.25.46

Sistema Operacional e Interface de Usuário

O novo smartphone da Samsung já conta com a penúltima versão do Android, a 4.2.2 Jelly Bean. Se considerarmos que a versão 4.3 só está disponível nos modelos da linha Nexus, podemos dizer que o Galaxy S4 Mini possui uma versão “atualizada” do Android. E esse é um dos bons diferenciais do smartphone.

2013-08-14 15.25.35

Com o objetivo de aproximar o modelo do Galaxy S4 original, a Samsung adotou a mesma interface TouchWiz que já conhecemos no modelo principal, com as mesmos refinamentos visuais, mas com algumas restrições e alterações, por conta do hardware mais limitado. Por incrível que pareça, dessa vez, as mudanças deram resultado, e para melhor.

2013-08-16 02.31.22

Diferente daquilo que encontramos no Galaxy Gran Duos (que consegue ocupar metade dos 8 GB disponíveis de espaço de armazenamento do dispositivo), o Android 4.2.2 consegue deixar para o usuário pelo menos 5 GB de espaço livre para arquivos de usuário e aplicativos.

Nesse caso, você pode dizer que 1 GB de armazenamento não faz muita diferença. Mas, acredite: faz. E um bocado. Para começar, o sistema fica com mais folga para gerenciamento de aplicativos em uso, o que favorece na performance geral.

2013-08-16 02.31.06

Além disso, pelo menos no modelo que chegou até aqui, o recurso “mover o aplicativo para o cartão microSD”, que estava ausente das últimas versões do Android, está de volta. Com isso, você pode transferir os apps que você instalou da Google Play no seu cartão de memória microSD (de até 64 GB de armazenamento), deixando um pouco mais de espaço livre no smartphone para arquivos temporários (que não podem ser movidos para o cartão microSD).

2013-08-16 02.30.58

Falando um pouco mais da parte visual, o TouchWiz do Galaxy S4 Mini realmente consegue aproximar bastante da experiência de uso do Galaxy S4 original. Elementos de tela, papéis de parede, animações e recursos visuais da tela de bloqueio (incluindo atalhos para aplicativos e widgets na tela bloqueada), disposição de atalhos de recursos na aba de notificações e uma nova distribuição dos itens na tela de configuração são algumas das mais destacadas alterações dessa renovada interface.

2013-08-14 15.25.542013-08-14 15.25.292013-08-14 15.26.182013-08-14 15.26.032013-08-14 15.26.382013-08-14 15.26.45

Tudo isso se converge em um resultado final muito positivo. O sistema está ainda mais agradável de se ver e interagir. Mesmo com algumas restrições à TouchWiz, devo admitir que, nesse caso, os resultados são positivos. Ainda não substitui o desempenho de um Android puro, mas pelo menos apresenta novidades e funcionalidades que tornam o seu uso mais ágil e satisfatório. E principalmente: sem comprometer no desempenho geral do dispositivo.

2013-08-14 16.00.16

Qualidade de Áudio e Chamadas

O modelo segue a regra dos últimos lançamentos da linha Galaxy, oferecendo um áudio de alta qualidade em seus alto-falantes e no fone de ouvido que acompanha o kit de venda. Durante os testes, consegui ouvir com clareza o interlocutor do outro lado da linha, e vice-versa. Nesse modo, nem foi necessário utilizar o recurso de amplificação do áudio de chamadas. Além disso, mesmo utilizando o recurso de viva-voz (com o alto-falante traseiro, da parte inferior), o áudio foi muito claro.

2013-08-14 15.32.28

A interface de discagem é semelhante ao do Galaxy Gran Duos: na hora da exibição do teclado de discagem, o usuário tem os dois ícones de chips SIM (1 e 2) disponíveis para efetuar a chamada. Se o chip já estiver pré-determinado (escolhido na aba de notificações), se nenhum dos dois forem escolhidos pela agenda de contatos, ele vai discar por aquela linha que for escolhida como padrão.

Sobre a qualidade de sinal, não percebi grandes oscilações enquanto os dois chips ficaram ativos durante os testes. Utilizei linhas da Claro e da Vivo para realizar e receber chamadas, além de na navegação na internet.

Além disso, fiz o já popular teste de recebimento de chamadas enquanto outras ações de conectividade são realizadas. O Galaxy S4 Mini consegue receber chamadas enquanto está conectado ao 3G, em qualquer uma das linhas (linha 1 e 2). Ou seja, você pode receber chamadas enquanto estiver conectado à internet, sem maiores problemas. Porém, se uma linha estiver em uma ligação, a outra linha automaticamente entra em modo de espera.

Quando utilizado o chip #2 em modo 2G, a linha #2 ficou inoperante, caindo na caixa postal. Em modo 3G, foi possível receber e realizar chamadas sem problemas.

Internet

2013-08-14 16.01.13

O Samsung Galaxy S4 Mini apresenta um bom desempenho no quesito internet. O WiFi presente no smartphone atende aos padrões 802.11 a/b/g/n, o que já oferece uma melhor performance e um maior alcance de sinal, mesmo em locais com alguns obstáculos (como é o caso do escritório onde fica o TargetHD). Com isso, não só a sua navegação fica mais rápida, mas também os seus downloads de arquivos e aplicativos com grande volume de dados.

2013-08-14 16.08.042013-08-14 16.07.412013-08-14 16.07.232013-08-14 16.08.22

O mesmo acontece com a conectividade via 3G (ou 2G, no caso do segundo chip). Por contar com uma velocidade máxima de download de 42 Mbps, o modem 3G HSPA+ do Galaxy S4 Mini Duos oferece uma performance um pouco melhor para a navegação pela rede de dados de telefonia móvel (lembrando sempre que os resultados podem variar de acordo com a qualidade do sinal da sua operadora na sua região). Nos nossos testes, utilizamos as operadoras Claro e Vivo, e ambas tiveram resultados positivos, tanto na conectividade 3G quanto na 2G.

Para um dispositivo que depende muitas vezes de ficar conectado o tempo todo na internet, esse pode ser um importante diferencial para quem quer uma performance um pouco melhor na hora de receber e enviar e-mails, fotos, mensagens nas redes sociais, e outras atividades conectadas consideradas básicas.

2013-08-14 16.02.48

GPS

Outro ponto positivo no Galaxy S4 Mini Duos é o seu GPS. Assim como nos modelos recentemente lançados, o GPS do smartphone está muito bem ajustado. O fato de trabalhar nos padrões A-GPS e GLONASS é o principal diferencial para esse recurso, uma vez que ele conta simplesmente com os dados dos melhores servidores de GPS do mundo. E, diferente daquilo que aconteceu com o Galaxy Gran Duos adquirido por mim, o Galaxy S4 Mini Duos não apresentou nenhuma inconsistência ou travamento na hora de buscar o posicionamento do GPS enquanto a conectividade 3G estava ativa.

2013-08-14 16.03.13

2013-08-14 16.02.43

 

Câmera

2013-08-14 16.04.21

A Samsung também repete a fórmula bem sucedida de oferecer câmeras de boa qualidade em seus smartphones (considerando que estamos falando de um dispositivo de linha média). O sensor traseiro do Galaxy S4 Mini possui 8 megapixels de resolução, o que são mais que suficientes para o registro de fotos de boa qualidade. As imagens registradas do aparelho apresentam cores bem vivas, e os ajustes disponíveis no dispositivo podem oferecer uma qualidade final de imagem bem interessante.

2013-08-15 09.45.53

Porém, é possível perceber uma quantidade de captação da luz branca acima do desejado, mesmo com os ajustes permitidos pela câmera. Outra ausência sentida é a do BSI (Backside Illumination), que é muito bem vindo para as fotos com iluminação artificial ou fotos noturnas. Mesmo assim, o flash LED do smartphone acaba compensando, dando conta do recado.

2013-08-14 16.05.07 2013-08-15 09.48.04

A interface de câmera do Galaxy S4 Mini acompanha a disposição encontrada no modelo original, com os principais recursos disponíveis e com a mesma apresentação de funções. Os botões para foto e vídeo seguem disponíveis na mesma tela, e poucos elementos ficam dispostos, oferecendo uma maior área livre para visualização da imagem a ser fotografada.

2013-08-14 16.04.29

Os recursos de configurações ficam ocultos em um único item, e as opções de ajuste de imagem são das mais diversas. Em resumo, é uma câmera competente para você compartilhar imagens nas redes sociais sem maiores problemas, mas não vai muito além disso. O mesmo vale para gravações de vídeo: é o suficiente para você gravar de forma mais descompromissada alguns vídeos domésticos para o YouTube, mas nada muito além disso.

2013-08-14 16.05.49

A câmera frontal do Galaxy S4 Mini é de 1.9 megapixels, e segue a tendência da câmera traseira. É boa para videochamadas, produz gravações competentes para recursos como o Instagram e o Vine, e até pode gerar vídeos com boa captação de áudio para atividades mais informais. Acaba sendo uma câmera melhor do que muitos dos seus concorrentes, mas inferior aos modelos considerados top de linha.

A seguir, um comparativo de imagens registradas com os diferentes filtros de imagens oferecidos pelo aplicativo de câmera do Galaxy S4 Mini Duos.

2013-08-15 09.47.35 2013-08-15 09.48.18 2013-08-15 09.48.23 2013-08-15 09.48.28 2013-08-15 09.48.53 2013-08-15 09.49.02 2013-08-15 09.49.08 2013-08-15 09.49.14

 

A seguir, mais imagens registradas durante os testes.

2013-08-15 09.47.23 2013-08-15 09.46.54 2013-08-15 09.46.17 2013-08-15 09.46.04 2013-08-15 09.45.57 2013-08-14 23.46.34 2013-08-08 18.07.45 2013-08-08 03.39.12 2013-08-07 17.09.13 2013-08-07 17.08.49 2013-08-07 17.08.34 2013-08-07 01.10.59 2013-08-06 22.30.55

Games

2013-08-14 16.12.31

O Galaxy S4 Mini Duos possui um conjunto de especificações que permite uma ótima performance em relação aos jogos. Em títulos considerados básicos, como Jetpack Joyride e Subway Surfers, o desempenho entregue é realmente muito bom, com sua execução sendo plena nos dois casos. Leves engasgos momentâneos foram percebidos em alguns momentos, mas muito mais por conta dos jogos e de outros aplicativos executados simultaneamente do que pelo smartphone em si.

2013-08-14 16.06.492013-08-14 16.06.322013-08-14 16.06.262013-08-14 16.06.10

Em jogos mais complexos, a experiência foi igualmente positiva, com títulos como Dead Trigger e Real Racing 3 com um bom desempenho. Aliás, o modelo conseguiu reproduzir excelentes gráficos no Dead Trigger (mesmo nos ajustes de gráficos de alta qualidade), e sem comprometer no desempenho geral do jogo. No caso de Real Racing 3, o jogo se comportou bem, sem comprometer na sua jogabilidade.

2013-08-14 16.11.18 2013-08-14 16.11.33 2013-08-14 16.12.20 2013-08-14 16.13.05

O smartphone apresentou um desempenho fluído em todos os jogos executados nos testes, e deve atender as exigências da maioria dos gamers de dispositivos móveis. Porém (e como já era de se esperar), o Galaxy S4 Mini não possui uma execução de jogos considerada impecável, tal como acontece em um smartphone top de linha. Mas isso não desabona o aparelho. Na verdade, nesse caso em específico, os resultados foram até um pouco acima do que eu esperava, principalmente se considerarmos o fato de ser um smartphone de linha média. Em resumo: o modelo é uma boa opção para quem quer rodar games dos mais diferentes estilos.

2013-08-14 16.14.03 2013-08-14 16.15.22 2013-08-14 16.16.21 2013-08-14 16.15.48

Multimídia

2013-08-14 16.18.52

O novo smartphone da Samsung mantém a combinação já conhecida de recursos e aplicativos para multimídia disponíveis nos modelos de sua linha. Dessa vez, o aplicativo da Google Play não está presente, dando prioridade ao aplicativo de músicas da própria Samsung, que se apresenta bem competente no gerenciamento da biblioteca armazenada em seu cartão de memória. O app permite a classificação por pastas, artistas, músicas, as mais tocadas, entre outras, além de permitir a remoção do arquivo diretamente do aparelho. O rádio FM também está presente, com uma boa sintonização de estações, e uma boa qualidade geral de áudio.

2013-08-14 15.32.10

Para a parte de vídeos, o Galaxy S4 Mini oferece, além do aplicativo da Google Play Filmes, um aplicativo próprio da Samsung está disponível (o Vídeos). Assim como em outros modelos do fabricante, o aplicativo permite a reprodução dos vídeos armazenados com a legenda integrada (desde que o arquivo de legenda esteja salvo na mesma pasta do arquivo de vídeo).

2013-08-14 16.21.59

Quanto aos formatos, o arquivo com a extensão .mkv (720p) foi reproduzido sem problemas. Já o arquivo no formato .mp4, quando copiado diretamente para o dispositivo (sem conversão), o arquivo foi reproduzido sem o áudio. No ato da transferência do arquivo, o sistema operacional (Windows 8) sugeriu a conversão do mesmo antes de ser instalado, um processo que foi relativamente demorado. Por fim, os arquivos .rmvb não conseguiram ser reproduzidos com os dois aplicativos disponíveis no smartphone, ou seja, você vai precisar instalar um app de terceiros para habilitar essa funcionalidade.

2013-08-14 16.21.51

Recursos exclusivos de entretenimento também estão presentes, como por exemplo o Screen Mirroring, que reproduz a imagem da tela do smartphone em uma TV ou monitor, de modo sem fio (que seja compatível com o recurso), além do Group Play, que permite o emparelhamento de vários dispositivos para o compartilhamento de conteúdos multimídia (fotos, músicas, documentos e jogos).

2013-08-14 16.22.502013-08-14 15.30.35

Também destaco de forma breve o Watch On, que é um aplicativo da Samsung que permite o controle da televisão através do smartphone. Até porque ele é um dos que justificam a presença do infravermelho no Galaxy S4 Mini. Testei o recurso nas TVs Samsung que tenho aqui, e funcionou perfeitamente.

2013-08-14 16.23.142013-08-14 16.24.272013-08-14 16.25.072013-08-14 16.26.39

O recurso também é compatível com os serviços da operadora de TV por assinatura SKY, e conta inclusive com sugestões de programas em destaque na programação, além de sua respectiva grade.

2013-08-14 16.23.592013-08-14 16.27.13

Benchmarks

2013-08-14 16.32.192013-08-14 16.31.44

Seguindo o padrão estabelecido pelo TargetHD, utilizamos os aplicativos Quadrant Standard e AnTuTu para fazer a avaliação de performance estimada. E o Galaxy S4 Mini se mostra bastante promissor. Começando pelo Quandrant Standard, a média de pontuação nos testes realizados foi superior aos 7.000 pontos, algo que realmente chama a atenção em um modelo desse porte. Porém, explicável, se levarmos em consideração o seu conjunto de hardware. Mesmo assim, é sempre importante uma segunda análise.

2013-08-14 16.31.34

Nos testes realizados no AnTuTu, a pontuação do Galaxy S4 Mini foi de 13.921 pontos, algo que o coloca bem posicionado entre os modelos listados (no mesmo grupo do Galaxy Note e do Nexus 7), e dentro do esperado de um dispositivo com suas características.

2013-08-14 16.32.24

Entre os modelos Android de linha média que testamos em 2013, o Galaxy S4 Mini apresentou as melhores pontuações nos testes de benchmark. É claro que fica abaixo dos modelos top de linha, mas pelo menos na teoria, é mais promissor que qualquer outro modelo dual-chip oferecido entre os grandes fabricantes de dispositivos móveis até o momento.

2013-08-14 16.32.45 2013-08-14 16.32.50

Porém, vale sempre relembrar que só podemos comprovar se essa teoria é válida com os testes na prática com o dispositivo.

Bateria

2013-08-13 01.13.40

A bateria do Galaxy S4 Mini é de 1.900 mAh, e pode suportar com certa folga um dia normal de uso (ou seja: WiFi ativo o tempo todo, pelo menos 1h conectado no 3G, sincronizações dos aplicativos ativa, pelo menos 2h de música com fones de ouvido, 30 minutos de games, 15 minutos de vídeos, acesso às redes sociais e e-mails constantemente, brilho de tela no ajuste padrão – com o recurso Smart Stay, que mantém a tela ligada enquanto o usuário olha para ela -, animações ligadas e os modos de economia de energia desligados). Nesse modo, se você desconectar a bateria às 8h da manhã, ao final do dia (22h), essa bateria ainda vai contar com, pelo menos, 25% de autonomia de uso.

2013-08-14 16.33.22

Com os ajustes de economia de energia ligados, e o brilho de tela reduzido, essa autonomia de bateria no final do dia sobe para 50%, pelo menos. O Galaxy S4 Mini possui uma bateria com autonomia aceitável para o que ele é capaz de fazer, mas poderia ser um pouco melhor (afinal, bateria nunca é demais em um dispositivo móvel). Mas dentro do cenário atual dos smartphones, se você tiver um modelo que consiga sobreviver a um dia de trabalho, está de bom tamanho.

Desempenho

O Galaxy S4 Mini Duos possui um processador dual-core 1.7 GHz, 1.5 GB de RAM, GPU Adreno 305 e 8 GB de armazenamento (5 GB disponíveis para arquivos do usuário). Mesmo sendo um smartphone considerado de linha média, o Galaxy S4 Mini tem um desempenho que me surpreendeu positivamente. O modelo não travou em nenhum momento, não apresentou nenhuma anormalidade, inconstância ou paradas críticas. Se comportou muito bem em todos os testes apresentados, e realizou todas as tarefas demandadas pelos diferentes aplicativos instalados durante os testes.

2013-08-14 15.28.34

Além disso, o modelo apresentou uma performance muito boa, com transições de tela muito fluídas, praticamente sem arrastos. As animações gráficas raramente apresentaram lags, os jogos foram executados sem maiores dificuldades, e os aplicativos que exigiram dos recursos de hardware do smartphone (como por exemplo a câmera e o GPS) funcionaram sem problemas ou anormalidades.

2013-08-14 15.27.07

O conjunto geral apresentado pelo Galaxy S4 Mini vai além de qualquer modelo dual-chip disponível no mercado brasileiro entre os grandes fabricantes. O resultado final desse smartphone é comparável a alguns modelos que eram considerados top de linha no segundo semestre de 2012. É claro que não podemos comparar o S4 Mini com modelos top de linha desse ano (que oferecem mais possibilidades de performance, pelas próprias características físicas), mas entendo que o produto chama a atenção pelo conjunto equilibrado de recursos e funcionalidades.

2013-08-14 15.27.57

Conclusão

DSC08062

O Samsung Galaxy S4 Mini Duos está APROVADO. É um dos melhores smartphones de 2013, com um desempenho que realmente surpreende os mais céticos. A Samsung definitivamente acertou nesse modelo, e esse sim pode ser chamado de um “dual-chip premium”, pela sua combinação de hardware e software, e principalmente, pelo desempenho e experiência de uso oferecida. Talvez a principal pedra no sapato do smartphone é o preço que ele chegou no mercado brasileiro, mas a tendência é que esse preço caia com o passar do tempo, e pelo conjunto geral da obra, ele pode ser uma excelente relação custo/benefício para aqueles usuários que desejam um smartphone dual-chip com performance e características de modelos top de linha. Mesmo com suas restrições de hardware.

Review em Vídeo

 

04-botao-clique037-180.jpg


Compartilhe